Proficiência ou Fluência?

Gostamos sempre de dizer que quando um teste de nivelamento é feito, ele na verdade vem para que você tenha uma base de onde está e do que deve continuar fazendo ou começar a fazer para atingir o seu objetivo.. Mas lembre-se, um teste muitas vezes é baseado em Proficiência e não Fluência. Mas calma teacher, qual a diferença entre Proficiência e Fluência?


O QUE É PROFICIÊNCIA?


Atingir a proficiência em novo idioma significa dominá-lo na teoria e na prática. É ter ampla compreensão sobre as estruturas teóricas para, assim, desempenhar a comunicação com embasamento. O falante proficiente reconhece as regras gramaticais, as diferentes flexões verbais e acumula amplo vocabulário; é alguém que dedicou tempo e esforço ao estudo. Na maioria dos casos, os proficientes são amparados por cursos de idiomas, ou por outras ferramentas que possibilitam um estudo sistemático e progressivo.


O QUE É FLUÊNCIA?


Atingir a fluência, por sua vez, é dominar um novo idioma de forma similar a um nativo. Também exige amplo conhecimento sobre a língua, e capacidade para transitar entre diferentes temas com aprofundamento de ideias. A principal diferença está na naturalidade, em efetivamente conseguir pensar e se expressar através do novo idioma, sem a necessidade de constantes traduções mentais. Para o fluente, o foco não está no aprofundamento teórico, e sim na habilidade de se comunicar com liberdade e fluidez.


O PROFICIENTE É FLUENTE? E O FLUENTE, É PROFICIENTE?


Em ambos os casos, a correlação não é obrigatória. O proficiente pode ter amplo embasamento teórico e ter repertório linguístico suficiente para diversas ocasiões, mas ainda não se comunicar com naturalidade. Logo, não pode ser considerado fluente. Da mesma forma, há pessoas que convivem com estrangeiros e assimilam o idioma por meio do contato diário e da necessidade de se fazer compreender. São fluentes, mas nem sempre possuem conhecimento aprofundado sobre as regras e estruturas da língua. Logo, não podem ser considerados proficientes.


CAMINHOS PARA A PROFICIÊNCIA


proficiência em um novo idioma é frequentemente associada a objetivos profissionais. Em geral, é adquirida através de cursos ou graduações que didaticamente exploram cada aspecto da língua, e mensurada através de provas de nivelamento ou testes internacionais. É o caminho mais indicado para quem busca comunicar-se bem em situações específicas para assim alcançar melhores oportunidades de trabalho.


CAMINHOS PARA A FLUÊNCIA


fluência está mais relacionada à intimidade com o novo idioma, à percepção refinada de suas sutilezas para uma comunicação não engessada e descontraída. Em grande parte dos casos, é adquirida por meio de intercâmbios culturais, de estudo ou trabalho, onde ocorre efetiva imersão no idioma. Está menos vinculada a rotinas de estudo; desenvolve-se na convivência e no ímpeto de se fazer entender. É o foco de quem busca novas linguagens para viver experiências interculturais, e não para nivelar-se a métricas profissionais.


Seja qual for a sua escolha, o caminho está na palma das suas mãos! Conheça a LET’S FLOW: a escola de Inglês 100% virtual. Curso de inglês, do básico ao proficiente, acessíveis de qualquer dispositivo com conexão à internet. As atividades são interativas e contextualizadas com situações do dia a dia, para você aprender e já sair falando!


De qualquer maneira, é sempre legal testar, praticar, brincar um pouquinho e por isso, vou deixar o link de um Teste que gostamos bastante e que une todas as habilidades como Reading, Listening, Writing and Speaking!


Clique aqui para acessar o Teste!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *